Sobre o trabalho de Jô - Exposições - Oficinas - Encomendas


JÔ DA SUCATA, também conhecida como Jocelaine Machado, é artista popular e desenvolve trabalho com sucatas, principalmente brinquedos e peças decorativas, desde 2009.
Além de visualmente divertido e comunicativo, o trabalho é uma ação artístico-educativa que envolve os espectadores e os ‘produtores’ da matéria-prima para as obras: rede de pessoas que destinam suas sucatas domésticas para as criações.


POR QUE O TRABALHO COM SUCATAS?

Muito além da ‘brincabilidade’ dos brinquedos ou da beleza dos objetos decorativos produzidos a partir de sucatas, a missão das peças de Jô da Sucata é:

- Chamar a atenção para a quantidade e variedade de material
reaproveitável que produzimos em casa;
- Fazer dos brinquedos uma referência simbólica da possibilidade de
transformação do que é descartado em algo novamente útil;
- Encantar pela beleza - demonstrar que é possível a produção de peças
lindas com aquilo que se pensa que não serve mais para nada;
- Apresentar um rico instrumento para a área de educação ambiental.

EXPOSIÇÃO – “BRINQUÊ-DO-LIXO”

Para compreender os conceitos de reaproveitamento e reciclagem é importante
reciclar o conceito de lixo, deixando para traz sua visão como algo
somente sujo e inútil, e é exatamente sobre esse conceito que se pretende refletir a partir das criações artísticas apresentadas na BRINQUÊ-DO-LIXO que surge nesse contexto propondo a arte de transformar criativamente aquilo que é descartável.
Ao apresentar brinquedos decorativos e recreativos produzidos a partir
de sucatas domésticas, de produtos que a maioria das pessoas conhece e consome, dentro de uma perspectiva totalmente diferente e atrativa, promove-se a reflexão sobre: ‘o que é lixo?’.

AS PEÇAS SÃO COMERCIALIZADAS?

As peças da exposição BRINQUÊ-DO-LIXO não são vendidas, pois são peças artísticas destinadas a viajar pelo mundo apresentando a proposta de reflexão sobre o reaproveitamento de materiais e sobre o que, afinal, é ‘lixo’.

Peças especiais podem ser encomendadas com a artista.

COMO LEVAR A EXPOSIÇÃO À SUA CIDADE/ESTADO/PAÍS?

A exposição BRINQUÊ-DO-LIXO pode ir a qualquer cidade para se inserir em programações artísticas e educativas, mediante projetos específicos.
Contate via jodasucata@gmail.com para obter informações.


OFICINAS

A Jô da Sucata pode fazer oficinas para crianças e adultos, porém, deve-se considerar o seguinte: na concepção da artista, as oficinas devem fazer parte de um projeto maior de educação ambiental. Pela natureza do trabalho, o material necessário deve ser juntado ao longo de um tempo. Aí surge a questão: o que juntar, de onde juntar, o que pode e o que não pode ser aproveitado... Essas são questões que devem anteceder as oficinas, através de projetos educativos. Uma vez que o local tenha um projeto (que podem ser campanhas direcionadas de arrecadação de materiais, orientações quanto a reciclagem/reaproveitamento, separação de materiais, etc) a artista entra com o que seria o fechamento, que é a realização de oficina para utilizar o que foi arrecadado, finalizando o ciclo.
Trabalhar com sucata exige planejamento, material e informação.
“É nesse formato que eu acredito que o meu trabalho pode ajudar. Apesar do inegável aspecto lúdico do trabalho, eu não trabalho simplesmente em função desse aspecto. Também acredito que o seu maior potencial não está no fazer artesanal, por si só”.

Há também a demanda de grupos específicos que têm interesse em realizar oficinas com a artista por interesses variados: educadores, artesãos, pessoas que simpatizam como trabalho, etc.
Contate através de jodasucata@gmail.com para saber sobre a formação de grupos/informações/inscrições.

Nenhum comentário: